sábado, 6 de março de 2010

"Ler é mais importante que estudar"

Cito no título uma frase do caríssimo Ziraldo que me faz refletir sempre que a leio.

Eu, como professora e invariavelmente curiosa estudante, sempre gostei muito da pesquisa e do estudo de uma forma geral. Muito me apraz conhecer e desvendar informações novas, novos conhecimentos que contribuem para a visão que temos dos seres e do mundo.
Atinente à leitura, desde O menino maluquinho (novamente ele: o Ziraldo!), aos 7 anos de idade (eu adorava a expressão "macaquinhos nos sótão", rsrs), minha compulsão pela leitura e minha paixão pelos livros, se tornou inerente à minha rotina.
Mas mesmo assim, para mim ainda fica nítida a diferença dos sentidos dos dois atos: ler e estudar.

Para qualquer criança, esta frase pode soar um tanto quanto rebelde, subversiva; afinal, podemos facilmente associar a leitura ao prazer de uma boa história, um bom conto. Agora, convenhamos, o de estudar, a semântica é outra: corriqueiramente teremos a percepção da tarefa árdua, penosa e obrigatória - e, ainda, escolar.

Podemos ainda inserir a questão da qualidade, isto porque, nem sempre a leitura tratar-se-á de uma boa leitura no que concerne ao conteúdo lido. E ainda assim, é valido por incitar à prática do gosto pelo seu bom hábito.

Penso que a questão principal é o acesso às obras e aos autores. Ir além do que é pré-selecionado e pré-interpretado pela mídia da televisão e do jornal. Um apuro do ler no sentido de interpretar mais criticamente, propiciar mais possibilidades de escolhas e consequentemente a oportunidade da reflexão.

O que nem sempre é viável somente através do estudo, a priori, aquele que temos nas escolas.

Sobre o assunto, vídeos do Ziraldo, disponíveis no youtube: parte 1 e parte 2.

Nenhum comentário: