domingo, 28 de fevereiro de 2010

Jornada de Ecdótica

Ponto importante que não pode deixar de ser registrado aqui é a minha comunicação na Jornada de Ecdótica, realizada em 05/02/2010, na UERJ FFP. Segue o site para consulta: http://www.filologia.org.br/.
O tema da referida apresentação: "A evolução do suporte material, do livro ao e-book: mudanças e impactos ao leitor contemporâneo".

Baseada nas aulas de Ecdótica (Crítica Textual) do Prof.Dr. José Pereira e no livro Introdução à Crítica Textual, de César Nardelli Cambraia, mais especificamente ao capítulo "Crítica textual e informática", motivou-me até as mudanças tecnológicas que envolvem o suporte material - material em que o texto escrito é registrado, como o papiro, pergaminho ou papel.

Ainda prioritariamente envolvendo o objeto livro, mas em um futuro próximo, o e-book!!
Na verdade, trata-se de um conjunto de fatores. Em 16/11/2009, participei de uma mesa-redonda no Instituto Oi Futuro que tratava sobre o livro digital. Acrescento o trabalho que realizei na disciplina "Análise de textos", ministrada pelo Prof.Dr. Marcello Pinto (seu blog: http://marcellodeoliveirapinto.blogspot.com/) (quantos hiperlinks!), com base na obra de Dominique Maingueneau, Análise de Textos de Comunicação em que o capítulo a mim dedicado envolvia o mídium, melhor dizendo, o suporte em que os textos são inscritos. Quanta coincidência!

Para a jornada, portanto, senti-me compelida a tratar do assunto em questão. E sorte foi a minha, já que durante a pesquisa me deparei com informações muito interessantes sobre o tópico. Do tempo dedicado à minha comunicação (15min), excedi por bem mais de 20min nas minhas declarações. O que me revelou ser um tema de interesse até do próprio Professor. Ufa!

Sendo assim, convido à leitura do texto, que está disponível na página do site da CiFEFil, Círculo Fluminense de Filologia.
Afinal, são as nossas boas vindas ao futuro da era digital, também relativizando-a à cultura literária. Até o próximo post!

Nenhum comentário: